Notícias
Homem é condenado a mais de 24 anos de prisão por tentativa de feminicídio
Na Bahia, um homem foi condenado após tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. O Tribunal do Júri da Comarca de Salvador condenou o réu a uma pena de 24 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial fechado.
Conforme a denúncia, o homem não aceitava o fim do relacionamento de três anos e nutria sentimento de posse em relação à ex-companheira. Em 2024, ele foi ao local de trabalho da vítima e a atacou de surpresa, desferindo múltiplos golpes de faca. O ataque só não resultou na morte da vítima devido à intervenção de terceiros, ao pronto socorro médico e à autodefesa dela.
Os jurados acolheram a tese do Ministério Público e reconheceram a materialidade e autoria do crime, bem como a qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima.
Ao avaliar o caso, o magistrado destacou que o réu demonstrou uma personalidade voltada ao controle e à não aceitação da autonomia da mulher. A sentença também considerou as consequências do crime para a majoração da pena-base acima do mínimo legal. A vítima sofreu lesões em regiões vitais e teve ruptura de tendão e nervo na mão, resultando em sequelas permanentes que a impedem de fechar completamente a mão.
O juízo também manteve a prisão preventiva considerando a natureza hedionda do crime, a pena elevada e a periculosidade concreta demonstrada pelo modo de execução do delito. O réu já possuía condenação anterior por crime de trânsito, o que foi valorado como maus antecedentes na dosimetria da pena.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br